Marketing x Publicidade

Marketing é Publicidade? Ou Publicidade é Marketing?

Sempre que estive em apresentações para empresários e empresas – de todos os portes – essa é uma das perguntas principais que escutei de gestores e colaboradores. Não é brincadeira. É incrível, mas real. Ainda é uma realidade para muitos profissionais não compreenderem o que é Marketing e como é fundamental para as organizações. Isso me abastece cotidianamente a fazer o meu melhor e ser didático, ainda que isso seja meio ‘chato’ para muitos dos novos empreendedores e para alguns colaboradores e mesmo para gerações mais experientes, digamos assim. “Faz parte do meu show”, diria Cazuza. E é assim, com bom humor e profissionalismo que apresento, organizo e coloco em prática as ferramentas do composto de Marketing.  A Publicidade  é um desses elementos fundamentais das ações mercadológicas. Faz parte do grupo PROMOÇÃO, que engloba a comunicação e relações públicas focada em produto, serviço, entidade ou personalidade.  Portanto, a publicidade em si NÃO É MARKETING, mas faz parte do composto de ações de marketing. É uma ferramenta do marketing.