Há alguns anos os palestrantes eram chamados de palestrantes, apenas. Depois ganharam um adendo e passaram a ser denominados palestrantes motivacionais.
Mais recentemente, o conceito de Coach (ou coaching) é o mais utilizado no mundo dos negócios. Realmente existem diferenças técnicas para cada um dos "apelidos" que esses profissionais da comunicação (sejam eles psicólogos, médicos, engenheiros, etc) ganharam no passar dos anos. Dar o recado era tarefa do palestrante. Dar o recado mexendo com a platéia, focando uma ação era a meta do palestrante motivacional (normalmente para força de vendas).
O Coach, é um termo que foi importado do esporte e significa literalmente "treinador". As empresas sempre visam a melhoria de ambiente de trabalho, direcionamento mais adequado de suas forças de venda, de marketing, de produção e de serviços, buscando otimizar seus lucros. E nesse mundo que o Coach exerce papel fundamental no treinamento e orientação para os membros da empresa. além de organizador, planejador é um condutor das ações, apresentando idéias e conceitos diretivos, coordenando testes ou mesmo a execução e realizando a mensuração de resultados. E vai além disso, pois tem o compromisso de acompanhar de perto cada membro da organização, ajudando a potencializar suas virtudes pessoais em pról da organização.
< Voltar |